Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

19
Mar08

Orquestra de Jovens na Casa da Música

lamire

Lago dos Cisnes e Hänsel und Gretel no programa
 
 
Nicholas Kok
 
Sexta-Feira, 21 de Março
OJ.COM – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música
Nicholas Kok direcção musical
17:00 | Sala Suggia | €5
Programa
Fernando Lapa
Silêncio das Estrelas
Giuseppe Verdi
Va Pensiero, de Nabucco
Pátria Opressa, de Macbeth
O signore dal tetto natio, de I Lombardi Alla Prima Crociata
Vedi le fosche notturne, de Il Trovatore
Brahms
Sinfonia n.º 2 em Rá maior, op.73
Ralph Vaughan Williams
Fantasia on Greensleeves
Engelbert Humperdink
Três excertos de Hänsel und Gretel
Igor Stravinski
Circus Polka
Piotr I. Tchaikovski
Valsa de O Lago dos Cisnes
 
A Casa da Música é o palco escolhido para receber a 7ª edição do Estágio Nacional da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, que se realiza todos os anos numa determinada região do país.
 
Nesta edição, a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, composta por 87 elementos, vai interpretar obras célebres como a Valsa de O Lago dos Cisnes,de Tchaikovski, Circus Polka,deStravinski, etrês excertos de Hänsel und Gretel,de Engelbert Humperdink. O programa não se encerra sem que antes a orquestra, composta pelos melhores alunos de todos os conservatórios nacionais, brinde os presentes com interpretações de obras de Fernando Lapa, Giuseppe Verdi, Brahms e Ralph Vaughan Williams.
 
Na direcção artística do concerto está Nicholas Kok, um músico versátil que já dirigiu diversas estreias mundiais, tanto nas salas de concertos e de ópera como na rádio. Depois de ter dirigido a English National Opera em Orfeo e as estreias mundiais de The Country of the Blind e Twice through the Heart de Turnage, Nicholas Kok também esteve ao leme de óperas como King Arthur de Purcell e As Bodas de Fígaro na Ópera de Colónia. Para além de um grande número de orquestras e ensembles, o maestro britânico gravou, escreveu e fez arranjos para rádio e televisão. Recentemente, Nicholas Kok foi Maestro Titular e Conselheiro Artístico do prestigiado ensemble de música contemporânea Psappha.nomeado
 
Composta por alunos dos Conservatórios públicos de Portugal continental e insular, a OJ.COM foi criada na sequência de experiências realizadas em alguns Conservatórios, no âmbito de estágios dos seus alunos. Perante o sucesso da 1ª edição, no ano lectivo de 2001/2002, os conservatórios decidiram aprofundar esta experiência que permite o intercâmbio de jovens instrumentistas e a criação de uma orquestra verdadeiramente nacional, que proporciona uma experiência única no sistema educativo. Depois da estreia no Conservatório Regional do Funchal, a iniciativa repetiu-se em Coimbra, Aveiro, Lisboa, Braga e Ponta Delgada.
 
O objectivo desta orquestra passa por proporcionar aos jovens músicos o contacto com a Orquestra Sinfónica, no que isso implica de repertório adequado a estas formações, níveis de dificuldade superiores aos que habitualmente praticam nas suas escolas e de trabalhar sob a direcção de grandes maestros. Além disso, o trabalho intensivo e o convívio entre alunos de diferentes escolas de todo o país são, de igual modo, factores relevantes numa iniciativa desta envergadura.
 
 
 
Assessoria de Comunicação
932687433
220120215

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D