19
Mar08
Orquestra de Jovens na Casa da Música
lamire
Lago dos Cisnes e Hänsel und Gretel no programa
Nicholas Kok
Sexta-Feira, 21 de Março
OJ.COM – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música
Nicholas Kok direcção musical
17:00 | Sala Suggia | €5
Programa
Fernando Lapa
Fé
Silêncio das Estrelas
Giuseppe Verdi
Va Pensiero, de Nabucco
Pátria Opressa, de Macbeth
O signore dal tetto natio, de I Lombardi Alla Prima Crociata
Vedi le fosche notturne, de Il Trovatore
Brahms
Sinfonia n.º 2 em Rá maior, op.73
Ralph Vaughan Williams
Fantasia on Greensleeves
Engelbert Humperdink
Três excertos de Hänsel und Gretel
Igor Stravinski
Circus Polka
Piotr I. Tchaikovski
Valsa de O Lago dos Cisnes
A Casa da Música é o palco escolhido para receber a 7ª edição do Estágio Nacional da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, que se realiza todos os anos numa determinada região do país.
Nesta edição, a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, composta por 87 elementos, vai interpretar obras célebres como a Valsa de O Lago dos Cisnes,de Tchaikovski, Circus Polka,deStravinski, etrês excertos de Hänsel und Gretel,de Engelbert Humperdink. O programa não se encerra sem que antes a orquestra, composta pelos melhores alunos de todos os conservatórios nacionais, brinde os presentes com interpretações de obras de Fernando Lapa, Giuseppe Verdi, Brahms e Ralph Vaughan Williams.
Na direcção artística do concerto está Nicholas Kok, um músico versátil que já dirigiu diversas estreias mundiais, tanto nas salas de concertos e de ópera como na rádio. Depois de ter dirigido a English National Opera em Orfeo e as estreias mundiais de The Country of the Blind e Twice through the Heart de Turnage, Nicholas Kok também esteve ao leme de óperas como King Arthur de Purcell e As Bodas de Fígaro na Ópera de Colónia. Para além de um grande número de orquestras e ensembles, o maestro britânico gravou, escreveu e fez arranjos para rádio e televisão. Recentemente, Nicholas Kok foi Maestro Titular e Conselheiro Artístico do prestigiado ensemble de música contemporânea Psappha.nomeado
Composta por alunos dos Conservatórios públicos de Portugal continental e insular, a OJ.COM foi criada na sequência de experiências realizadas em alguns Conservatórios, no âmbito de estágios dos seus alunos. Perante o sucesso da 1ª edição, no ano lectivo de 2001/2002, os conservatórios decidiram aprofundar esta experiência que permite o intercâmbio de jovens instrumentistas e a criação de uma orquestra verdadeiramente nacional, que proporciona uma experiência única no sistema educativo. Depois da estreia no Conservatório Regional do Funchal, a iniciativa repetiu-se em Coimbra, Aveiro, Lisboa, Braga e Ponta Delgada.
O objectivo desta orquestra passa por proporcionar aos jovens músicos o contacto com a Orquestra Sinfónica, no que isso implica de repertório adequado a estas formações, níveis de dificuldade superiores aos que habitualmente praticam nas suas escolas e de trabalhar sob a direcção de grandes maestros. Além disso, o trabalho intensivo e o convívio entre alunos de diferentes escolas de todo o país são, de igual modo, factores relevantes numa iniciativa desta envergadura.
Assessoria de Comunicação
932687433
220120215