Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

22
Abr08

Coro e Orquestra Gulbenkian

lamire

Sexta, 25 de Abril, 19.00

Sábado, 26 de Abril, 21.00

 

Coro Gulbenkian

Orquestra Gulbenkian

John Nelson Maestro

Nora Gubisch Meio-Soprano (Marguerite)

Paul Groves Tenor (Faust)

Willard White Barítono (Méphistophélès)

Luís Rodrigues Barítono (Brander)

 

 

 

Hector Berlioz

La Damnation de Faust, op.24

 

 

Que Fausto é um dos grandes mitos geradores da cultura europeia já o sabemos, e a programação da presente temporada musical da Gulbenkian bem o tem recordado ao longo dos meses. Surge agora uma das obras incontornáveis no que a esta figura literária diz respeito – a versão que Hector Berlioz criou inspirado na obra de Goethe. Berlioz era um compositor apaixonado pela literatura e a sua maior ópera, Les Troyens, assim o prova, bem como a presente cantata ou ainda a ópera Béatrice et Bénedict.

Neste concerto, teremos a direcção musical de John Nelson, já bem conhecido do público português e que já se apresentou à frente das maiores formações orquestrais dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e da Oceânia. Para além da sua reputação no que respeita à execução das grandes obras do repertório coral-sinfónico, Nelson tem com a obra de Berlioz uma relação peculiar: no ano de 2003, o do 200º aniversário do nascimento do compositor, teve como preocupação a inclusão de obras daquele em todos os concertos que dirigiu.

O elenco vocal para estes concertos é também estelar, como a um grande mito convém. Paul Groves, que cantará Fausto, é um intérprete com carreira já consagrada, e que poderemos conhecer em vários DVDs e CDs existentes em mercado – uma das suas mais elogiadas gravações  é precisamente com a obra que agora vem interpretar à Gulbenkian. Habitual convidado dos mais importantes teatros de ópera do mundo, tem-se apresentado como intérprete de um variado repertório que abarca papeis tão diversos como Tamino, Renaud (de Armide), Nemorino, Tom Rakewell, Conde Almaviva, Bénédict, Flamand (de Capriccio), Camille (de A Viúva Alegre), Carlo (de Linda di Chamounix), Des Grieux, Arturo (de I Puritani), Belmonte, e, naturalmente, este Fausto, que já cantou em Salzburgo, Los Angeles e Nova-Iorque.

Mefistófeles será o baixo-barítono Willard White, cantor jamaicano que estudou, entre outros, com Giorgio Tozzi, na Juilliard School de Nova-Iorque. Esta foi a cidade das suas estreias, com o Colline de La Bohème. Depois, foi a conquista do mundo (Met, Covent Garden, Bastille, San Francisco e Festivais de Salzburgo, Glyndebourne e Aix-en-Provence). Apresentou-se como actor interpretando o Othello, em 1990, com Ian Mckellen, como Iago, e Imogen Stubbs, como Desdémona.

Já Nora Gubisch, meio-soprano francês, que fará Marguerite, estudou com Christiane Eda-Pierre e, posteriormente, com Vera Rozsa. Naturalmente vocacionada para o repertório francês, tem-se apresentado em papeis de Vivaldi, Britten, Mozart, Wagner e Bartok nos principais palcos líricos do mundo sob a direcção dos mais importantes maestros. Será ela a intérprete de uma das mais eloquentes e inspiradas páginas de Berlioz (a ária « D’Amour l’ardente flamme »).

O bem conhecido barítono português Luís Rodrigues, um dos cantores nacionais mais em evidência nos últimos anos, interpretará o personagem de Brander.

 

 

José Luís Figueira

Publicidade e Promoção

Serviço de Música

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D