Focus Nørdico
Sábado, 24 Maio
Orquestra Barroca Casa da Música
Taverner Consort
Andrew Parrott direcção musical
18:00 | Sala Suggia | €10
Programa
I
Johan Helmich Roman Suite de Drottningholmsmusiken(
Música para um Casamento Real; 1744)
Diderich Buxtehude Alles was ihr tut (BuxWV4)
Diderich Buxtehude Jesu, meines Lebens Leben (BuxWV62)
Diderich Buxtehude Du Lebensfürst, Herr Jesu Christ (BuxWV22)
II
Georg Philipp Telemann Donner-Ode (Ode ao trovão 1.ª Parte)
Georg Philipp Telemann Wassermusik (Música aquática)
Georg Philipp Telemann Donner-Ode (Ode ao trovão 2.ª Parte)
A Orquestra Barroca Casa da Música e o aclamado Tavern Consortapresentam na Sala Suggia um programa dedicado ao maior representante da música Barroca nos países nórdicos, Diderich Buxtehude. Precursor de J. S. Bach, Buxtehude construiu uma obra central no período Barroco médio e é considerado um dos maiores representantes da escola de órgão da Alemanha, país onde viveu e trabalhou como organista nos últimos quarenta anos de vida.
Neste concerto são interpretadas três cantatas da autoria de Diderich Buxtehude. Em Alles was Ihr tut BuxWV 4, os excertos da Epístola de São Paulo aos Coríntios, os versos do Salmo 36 e estrofes do Lied Aus meines Herzensgrund, de Georg Niege, são o suporte de uma música apelativa e facilmente memorizável. Du Lebensfurst Herr Jesu Christ BuxWV22 obedece a uma estrutura semelhante e a Cantata Jesu, meines Lebens Leben BuxWV 62 é construída sobre um baixo ostinato de “Chaconne” sobre o qual as vozes superiores desenvolvem um discurso de grande variedade melódica.
A primeira parte do concerto abre com Suite de Drottningholmsmusiken, de Johan Helmich Roman, o primeiro compositor relevante da história musical da Suécia e uma das mais importantes figuras da música dos países nórdicos no século XVIII. É muitas vezes apelidado de “pai da música sueca”. Drottningholmsmusiken (Música para um Casamento Real) é uma das suas partituras de Johan Helmich Roman que alcançou maior celebridade, tendo sido escrita em 1744 para as festas de casamento da princesa Lovisa Ulrika da Prússia (irmã de Frederico o Grande) com o futuro rei da Suécia, Adolf Friederich.
O programa termina com duas obras de Georg Philip Telemann,versátil compositor alemão do período barroco. A suite Wassermusik foi composta em 1723 para celebrar o centenário da fundação do Almirantado de Hamburgo. Na Abertura retratam-se os vários estados do mar, enquanto as danças remetem para figuras mitológicas marinhas que compõem uma série de Cenas Aquáticas.
Mais de três décadas depois, Telemanncompôs Die Donner-Od. A primeira parte da obra foi escrita, ao que tudo indica, em memória das vítimas do devastador Terramoto de Lisboa, ocorrido a 1 de Novembro de 1755. A catástrofe ecoou por toda a Europa como um sinal da ira de Deus e da impotência dos homens perante a revolta da natureza, originando discussões que tiveram largo impacto no pensamento iluminista. A cidade de Hamburgo enviou dois barcos com ajuda material para Lisboa e determinou um dia de penitência (11 de Março de 1756), durante o qual terá tido estreada a primeira parte Die Donner-Ode.
Este concerto assinala a estreia do britânico Andrew Parrot à frente da Orquestra Barroca Casa da Música. Fundador do Taverner Choir, Consort and Players e director dos London Mozart Players, Andrew Parrot é um dos mais conceituados nomes da música antiga, a nível mundial. Reconhecido pela sua actividade pioneira no repertório pré-clássico com o Taverner Consort e pelas mais de 50 gravações que realizaram juntos, este maestro britânico desenvolve ainda um importante trabalho na área da pesquisa musicológica.
A Orquestra Barroca Casa da Música formou-se a partir de um núcleo de instrumentistas da Remix Orquestra, com a finalidade de interpretar a música Barroca numa perspectiva historicamente informada. Contemplando os principais mestres compositores do Barroco ao longo de programas bem variados, a Orquestra Barroca Casa da Música marca presença nos momentos mais significativos da temporada.
Para mais informações, contactar Cândida Colaço Monteiro: 932687433
Assessoria de Comunicação – Casa da Música: 220120218/15
|
. Eborae Musica - Julho (12...
. Prémio Magisterium atribu...
. Portugal Jazz Penela //11...
. Fundação Calouste Gulbenk...
. Novo Director Artístico d...
. Músicas dos quatro cantos...
. Viana Music Festival-Wind...
. Homenagem a Guilhermina S...
. Distância e proximidade n...
. Casa da Música - Menino-p...
. Curso de Música Antiga da...
. Os meus links
. ANÚNCIOS MUSICAIS
. CONCERTO
. ARTESÃOS
. Orguian
. ARTISTAS
. Bilhetes espectáculos
. Plateia
. COROS
. Federação Nac. do Movim. Coral
. Canto Firme de Tomar Associação Cultural
. Capela Gregoriana Psalterium
. Coro Académico da Universidade do Minho
. Coro da Sé Catedral do Porto
. Coro da Universidade Nova de Lisboa
. Coro de Santa Maria de Belém
. Coro de Santo Amaro de Oeiras
. Coro Misto da Universidade de Coimbra
. eCOROmia
. Orfeão Universitário do Porto
. Vox Laci
. Cultura
. APAO
. Centro Cultural Olga Cadaval
. EX IPPAR
. Meloteca
. Teatro Nacional de São Carlos
. Teatro VirgÍnia - Torres Novas
. Festivais de Música
. Grupos de Câmara
. Maestros
. Música
. Associação Amigos do Museu da Música
. Centro de Inf. da Música Portuguesa
. ESMAE
. Juventude Musical Portuguesa
. Mozart
. SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos
. Outros
. Min Cultura -Agenda de concertos
. ORQUESTRAS
. Orq. Camerata Musical do Barreiro
. Orq. de Câmara de Cascais e Oeiras
. Soc. Filarm. SªCecília-Ansião
. TUNAS