Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

16
Jun08

Nella Maissa na Casa da Música

lamire

 

Mensagem do Presidente da Comissão Europeia  

 

 

Nella Maissa em recital

na Casa da Música

  

 

 

Terça-feira, 17 Junho
Nella Maissa

19h30| Sala Suggia | €15

Programa
Armando José Fernandes Sonatina
João Domingos Bontempo Sonata Op. 9 1
Fernando Lopes Graça Sonatina recuperada nº 1
Chopin Fantasia Op. 49

 

A pianista Nella Maissa executa obras de Armando José Fernandes, João Domingos Bontempo, Fernando Lopes-Graça e Fryderyck Chopin num concerto em que a Casa da Música homenageia esta consagrada intérprete e divulgadora da música portuguesa.

Associando-se à homenagem, o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, em comunicação gravada, destaca o nível de excelência das interpretações de Nella Maissa e a importância da sua contribuição para o enriquecimento do património musical europeu.

Nascida em Turim, em 1914, mas portuguesa pelo casamento, Nella Maissa desenvolveu uma longa carreira dedicada à actividade de concertista em Portugal e no estrangeiro, desempenhando, igualmente, um papel determinante na divulgação de obras de compositores portugueses. Deu importantes primeiras audições, entre as quais, do Ludus Tonalis de Hindemith, dos Prelúdios de Frank Martin, de várias obras de Messiaen e dos concertos de Prokofieff, Béla Bartók, Hindemith, Dallapiccola, Shostakovitch, Tansmann, Gershwin, Ruy Coelho, Armando José Fernandes e Fernando Lopes Graça. Fez recitais e palestras sobre Scarlatti e Clementi. Gravou vários discos de música portuguesa e fez a gravação integral da obra pianística de Bontempo, incluindo os quatro concertos para piano deste mesmo autor, com a colaboração da Orquestra Sinfónica de Nuremberg.

Nella Maissa foi premiada no primeiro Concurso para Jovens Concertistas, em Roma, e obteve, por unanimidade, o 1º Prémio do Concurso Vianna da Motta. Pela sua importância no meio musical português, foi distinguida com o Prémio Especial da Imprensa, em 1974, a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, em 1986, e, três anos mais tarde, a Comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada. Em Janeiro de 2004, foi condecorada pelo Presidente da República da Itália com o grau de grande Oficial de Ordem da Solidariedade Italiana.

O concerto tem início com Sonatina, de Armando José Fernandes, um dos compositores mais representativos da música portuguesa do século XX, e  Sonata Op.9 nº 1, de João Domingos Bomtempo, figura notável da história da arte em Portugal e um dos grandes reformadores oitocentistas da cultura portuguesa. O programa termina com Sonatina recuperada nº 1, de Fernando Lopes-Graça, uma peça na qual o compositor revela a atenção que sempre prestou às matrizes de modernidade, e Fantasia Op.49, de Fryderyk Chopin, o compositor que explorou como nenhum outro as capacidades líricas e expressivas do piano.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D