Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

21
Jun08

Casa da Música

lamire

 

Casa da Música festeja
 S. João na Praça
 
 
A Casa da Música sai à rua na noite de S. João para se associar à festa maior da cidade. Para além da Orquestra Nacional do Porto, a quem cabe a abertura dos festejos, a Casa da Música convida os Irmãos Catita e os Rádio Macau a animar esta longa madrugada que fica ainda marcada por uma sessão de fogo-de-artifício. É o primeiro de uma série de concertos que, ao longo dos próximos meses, fazem o Verão na Praça.
 
 
 
Segunda, 23 de Junho
Orquestra Nacional do Porto
Joseph Swensen direcção musical
Joly Braga Santos Stacato Brilhante
Carl Nielsen Abertura Maskarade
Edvard Grieg Suite n.º 1 Peer Gynt
Richard Strauss Don Juan
Leonard Bernstein Abertura Candide
22h00 | PRAÇA | Entrada Livre*
 
 
A abertura das festividades cabe, como habitualmente, à Orquestra Nacional do Porto. É o disfarce que marca o seu programa criado propositadamente para assinalar a noite em que a cidade se transforma para festejar o seu santo padroeiro.
 
Um baile de máscaras que esconde dois jovens apaixonados em Maskarade, uma dança que seduz um falso profeta em Peer Gynt ou peripécias das personagens Don Juan e Candide, celebrizadas por Strauss e Bernstein, respectivamente, são apenas alguns dos disfarces implícitos num programa repleto de grandes sucessos da Música Clássica.
 
Neste programa, a ONP é dirigida por Joseph Swensen, maestro nova-iorquino, descendente de noruegueses e japoneses, residente em Copenhaga, e que actualmente desempenha funções na Malmö Opera och Musiktheater e na Orquestra de Câmara da Escócia.
 
 
Irmãos Catita | Rádio Macau
00h00 | PRAÇA | Entrada Livre*
 
A noite prossegue com Rádio Macau, uma das melhores bandas portuguesas dos anos 80’, e com os irreverentes Irmãos Catita.
 
Autores de algumas das canções mais emblemáticas da música pop portuguesa, como O Anzol ou Amanhã é sempre longe demais, os Rádio Macau apresentam na Casa da Música o seu mais recente trabalho discográfico, 08’, compostos por doze temas e que tem na música Cantiga d’Amor o seu primeiro single. O oitavo disco marca o regresso daquela que é uma das bandas mais influentes do rock nacional a uma forma mais tradicional de escrever canções, depois de alguns discos mais experimentais.
 
Controversos e politicamente incorrectos, os Irmãos Catita prometem momentos de pura diversão, sem limites, alimentados de duplos sentidos e ironias intencionais. Os Irmãos Catita apresentaram o seu primeiro álbum, Very Sentimental, em 1998. Com temas como Conan, o Homem-Rã, Lourenço Marques e Fado do Barnabé, o sucesso do disco levou a banda portuguesa a gravar um novo registo, intitulado Mundo Catita, um registo cheio de humor e letras desbragadas que, para além da brincadeira pura, apresentam contornos de preocupação social.
 
A receita do sucesso dos Irmãos Catita passa pelo tom irónico e pelo sarcasmo que transparece na forma como abordam questões da sociedade contemporânea, numa mistura de géneros, que vai desde o yéyé e o bolero à rumba e ao tango.
 
 
*Entrada livre condicionada ao número de lugares disponíveis

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D