Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

21
Jun08

Homenagem a Guilhermina Suggia - Casa da Música

lamire
Steven Isserlis e ONP
interpretam concerto de Elgar
 
 
 
Ao Meio Dia
Domingo, 22 de Junho
Orquestra Nacional do Porto
Joseph Swensen direcção musical
Steven Isserlis violoncelo
12h00 | Sala Suggia | €5
Programa
Edward Elgar Concerto para violoncelo e orquestra
 
 
O violoncelista Steven Isserlis e a Orquestra Nacional do Porto apresentam, na Sala Suggia, o Concerto para violoncelo e orquestra de Edward Elgar, em homenagem à intérprete que deu nome ao grande auditório da Casa da Música.
 
Nascida a 27 de Junho de 1885, no Porto, Guilhermina Suggia revelou, desde muito cedo, um grande talento para a música e foi o seu próprio pai, Augusto Suggia, quem lhe leccionou as primeiras aulas de violoncelo. Suggia assumiu-se como a primeira portuguesa a fazer uma carreira profissional como violoncelista, tendo vivido momentos de apoteose nos palcos europeus.
 
A 22 de Junho de 1933, Guilhermina Suggia interpretou, pela primeira vez, ao vivo, o Concerto para violoncelo e orquestra de Elgar. Também a 22 de Junho, mas quinze anos mais tarde, a violoncelista apresentou o seu último concerto na cidade do Porto. Neste dia 22 de Junho, em que se comemoram, respectivamente, os 75 e 60 anos da interpretação do concerto de Elgar por Guilhermina Suggia e da última actuação da intérprete na cidade do Porto, Isserlis e a ONP assinalam a data com a interpretação de uma das obras predilectas desta brilhante violoncelista.
 
Steven Isserlis, distinguido em 1970, em Londres, com o Prémio Suggia, é um violoncelista com uma paixão pela música que o coloca à vontade tanto em música de câmara como em recital e em concertos com algumas das orquestras e dos maestros de maior prestígio mundial. Natural da Grã-Bretanha, Isserlis manifesta um forte interesse pela interpretação histórica, tocando com muitas das mais destacadas orquestras de instrumentos de época. Com uma vasta discografia e uma preenchida carreira concertista, Steven Isserlis é uma referência na interpretação do Concerto de Elger que gravou para a Virgin Classics. Outro interesse de Steven Isserlis é escrever e tocar para crianças, tendo lançado dois livros pela Faber and Faber: Why Beethoven Threw the Stew e Why Handel Waggled his Wig.
 
Na direcção musical do concerto está Joseph Swensen, actual Maestro Titular da Malmö Opera och Musiktheater e Maestro Emérito da Orquestra de Câmara da Escócia. Antes de optar pela carreira de maestro, Swensen gozou de uma carreira como violinista muito bem sucedida. Actualmente, este nova-iorquino, descendente de noruegueses e japoneses, residente em Copenhaga, efectua também aparições como solista, uma extensão natural do seu trabalho como maestro.
 
Este concerto é comentado por Fátima Pombo que, em diálogo com Steven Isserlis, dá a conhecer aspectos específicos da obra e vida do compositor, assim como de Guilhermina Suggia.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D