Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

24
Jun08

Novo Director Artístico da Casa da Música

lamire
António Jorge Pacheco
 
novo Director Artístico da Casa da Música
  
 
A convite do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, António Jorge Pacheco será o novo Director Artístico e de Educação, com efeitos a partir de Janeiro do próximo ano.
 
António Jorge Pacheco, que desempenha actualmente as funções de Coordenador de Programação da Casa da Música, em acumulação com a gestão artística do Remix Ensemble e da Orquestra Barroca Casa da Música, está ligado à instituição desde a génese do projecto. Entre 1999 e 2001, integrou o Grupo de Trabalho da Casa da Música, por nomeação do ministro da Cultura. Durante o mesmo período, desempenhou o cargo de Coordenador da Programação Musical da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Foi Director Artístico interino da Casa da Música, entre Novembro de 2005 e Março de 2006.
 
Consultor Artístico da Fundação Luso-Internacional e da Casa da Artes de Vila Nova de Famalicão, Coordenador das Actividades Culturais do Europarque e crítico de ópera foram outras funções anteriormente desempenhadas por António Jorge Pacheco.
 
É membro do Réseau Varèse (Associação dos Promotores de Música Contemporânea), com sede em Paris, para cuja direcção foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, integrando também, desde 2006, a Comissão Instaladora do European Ensembles Network, sedeado em Oslo. Em 2007, foi membro do Júri do Festival de Música da Bienal de Veneza e, desde 2002, tem participado regularmente nas conferências internacionais da ISPA (International Society of Performing Arts) e da IAMA (International Arts Management Association).
 
Para além da música, também a área literária tem marcado o percurso de António Jorge Pacheco: traduziu do italiano obras, textos e libretos, colaborou com revistas literárias e com a imprensa e publicou as obras “O Guardador de Sonhos” e “Passeava-se a Donzela”.
 
Com o convite a António Jorge Pacheco, o Conselho de Administração assegura a continuidade da estratégia artística e educativa até agora seguida pela Fundação e abre novas perspectivas de afirmação à Casa da Música.
 
O percurso de António Jorge Pacheco e, em particular, o seu entusiasmo, profissionalismo e dedicação dão todas as garantias de que a sua escolha é a escolha certa para consolidar a Casa da Música enquanto instituição cultural de referência em Portugal e no Mundo.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D