Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

26
Jun08

Fundação Calouste Gulbenkian

lamire
DOMINGO, NO ANFITEATRO AO AR LIVRE
 
 
Duas orquestras compostas por jovens de bairros da periferia de Lisboa vão actuar, em conjunto, no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo domingo, 29 de Junho, às 19h00. Mais de cem crianças estarão reunidas nesta apresentação inédita que resulta de dois projectos que estão a ser desenvolvidos no casal da Boba, na Amadora, e na Vialonga, em Vila Franca de Xira.
O Projecto da Orquestra Geração é inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela - que tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar o seu expoente máximo de qualidade - e que há mais de 30 anos integra nos seus agrupamentos crianças e jovens de bairros muito pobres, beneficiando actualmente mais de 270.000 venezuelanos e contando com mais de 180 orquestras juvenis locais.
Este complexo e amplo sistema educativo constitui um caso de sucesso ímpar pelo seu contributo inovador para a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens provenientes de meios sociais muito desfavorecidos, aliando uma profunda preocupação social a uma grande qualidade artística. Por estas razões a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu apoiar a sua introdução em Portugal.
A adaptação da metodologia, a concepção do modelo de gestão e a formação de formadores conta com o apoio e acompanhamento de especialistas venezuelanos, estando a responsabilidade pedagógica e artística a cargo da Escola de Música Conservatório Nacional.
Recentemente foi assinado um protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Amadora, para viabilizar a criação da Orquestra Sinfónica Juvenil Geração no bairro da Amadora, no âmbito de um amplo projecto – Projecto Geração – que visa reaproximar os jovens à escola, oferecendo horizontes de educação, formação e emprego.
Se bem que não enquadrada neste protocolo, a Orquestra de Vialonga contou com o apoio da Fundação para aquisição dos instrumentos, juntando-se nesta actuação por partilhar o espírito que preside ao Projecto Geração.
 
A entrada é livre.
 
Para mais informações consultar www.gulbenkian.pt ou contactar 21 7823217

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D