Álbum de Mário Pacheco entre os dez melhores do mundo
O álbum «A música e a guitarra» do compositor e guitarrista Mário Pacheco, é um dos dez melhores álbuns deste ano na área da «world music», segundo a revista britânica Songlines.
A lista intitulada «Top of the World» da Songlines, uma revista especializada em música que publica uma análise de vários álbuns publicados em todo o mundo, é constituída pelos dez melhores álbuns editados este ano.
«A música e a guitarra», que inclui um CD e um DVD, foi gravado no Palácio de Queluz em 2005 e conta com as participações de Mariza, Ana Sofia Varela, Camané, Rodrigo Costa Félix, entre outros, tendo sido editado pela World Connection em Abril.
Ao lado do álbum português, foram escolhidos «Watina» de Andy Palácio, editado pela Cumbancha, «Segu Blue» de Bassekou Kouyate, pela Out Here, «Queens & Kings» da Fanfare Ciocarlia, da Asphalt Tango, e «Soul Science» de Justin Adams and Juldeh Camera da Wayward.
A lista completa-se com a Orchestra Baobab com o álbum «Made in Dakar» (World Circuit), Selim Sesler com «Anatolian Wedding» (Doublemoon), «Aman Íman» de Tinariwen, pela etiqueta Independiente, «Arkeology» do Trilok Gurtu and Arke String Quartet, com o selo da Promo Music e o álbum «Sevdalinka».
«Sevdalinka» é um CD com o selo da Piranha Records constituído pelos principais artistas deste estilo musical específico da Bósnia-Herzegovina, que os críticos musicais comparam ao fado e à morna.
O compositor Mário Pacheco e a sua guitarra portuguesa já se apresentaram por todo o país e em numerosos eventos internacionais, como o Festival Mundial das Cidades Históricas, em Quioto, no Japão, no Festival de Guitarra de Córdova, em Espanha, e no Mitte Europa Festival, em Munique (Alemanha).
Na próxima quarta-feira, o músico apresentar-se-á em Alicante (Sul de Espanha) na Aula de Cultura da Caja de Ahorros del Mediterrâneo, e em Dezembro iniciará uma digressão pela Holanda.
Autor de fados como «Cavaleiro monge», que Mariza gravou para o seu álbum «Fado curvo», Pacheco é filho do guitarrista António Pacheco, tendo começado por estudar viola.
O álbum distinguido pela revista britânica tem 17 temas, entre eles, «Cavaleiro monge», poema de Fernando Pessoa.
Outros temas são «Asa no espaço», interpretado por Rodrigo Costa Félix, «Rosa nocturna», por Ana Sofia Varela, e «Das cinco às sete», por Camané.
O CD/DVD inclui ainda peças instrumentais tocadas por Mário Pacheco, entre elas, «Um outro olhar», «Além terra», «Para Carlos Paredes» e «Voando no meu tapete».
Diário Digital / Lusa ,24.11.2007