28
Nov07
Temporada Gulbenkian de Música
lamire
Grande Auditório
Quinta 29 de Novembro, 21.00
Sexta 30 de Novembro, 19.00
Orquestra Gulbenkian
Lawrence FosterMaestro
Yuja WangPiano
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Suite para Orquestra Nº 4, op.61, Mozartiana
Concerto para Piano Nº 1, em Si bemol menor, op.23
Sergei Prokofiev
Concerto para Piano Nº 3, em Dó maior, op.26
Os concertos dos próximos dias 29 e 30 vinham congregando desde há vários meses o entusiasmo do público da Gulbenkian porque neles se anunciava a presença de Evgeni Kissin, uma das máximas estrelas do pianismo mundial, e, para além disso, um intérprete que tem mantido uma relação de estreita comunhão com a Fundação, com a sua Orquestra e com o seu público. Kissin teve, porém, de interromper a grande digressão europeia que estava a cumprir – que incluía estas apresentações em Lisboa - devido a um problema de saúde que obrigou a uma intervenção cirúrgica de urgência. O grande pianista russo vai ser, por isso, substituído pela jovem pianista chinesa Yuja Wang.
O concerto vai manter-se com o programa quase inalterado, iniciando-se, tal como estava anunciado, com a Suite Nº 4, em sol maior, op. 61 de Tchaikovsky. Esta suite, conhecida como Mozartiana, é a prova cabal da admiração sem limites que o compositor russo dedicava a Mozart – a quem chegou a chamar o “Cristo da Música”. Todos os andamentos desta delicada obra baseiam-se directamente, de facto, em peças de Mozart.
Yuja Wang também vem tocar Prokofiev, mas apenas um dos concertos que Kissin tocaria, o 3º. De qualquer forma, apresenta-se ainda como solista do Concerto de Tchaikovsky, outra grande obra do repertório para piano e orquestra. Esta pianista tem apenas 20 anos de idade e é natural de Pequim. Foi nesta cidade que efectuou os seus estudos e foi também aí que conquistou os seus primeiros prémios. Começou a tornar-se notada internacionalmente nos últimos anos do século XX e neste quase novo século XXI tem obtido uma série de importantíssimos sucessos. Com esta idade já se apresentou com algumas das mais afamadas formações sinfónicas do mundo e foi dirigida por Maestros como Michael Tilson Thomas, Pinchas Zukerman, Lorin Maazel, Charles Dutoit e Yuri Temirkanov, entre outros. Nos últimos anos tem prosseguido os seus estudos pianísticos com Gary Graffman e foi galardoada com o Gilmore Young Artist Award de 2006. Trata-se, pois, da (inesperada) estreia em Portugal de uma figura que parece começar a dar que falar no meio artístico internacional.
José Luís Figueira
Publicidade e Promoção
Serviço de Música