Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

28
Fev08

Dias da Música com 70 concertos

lamire

Duos, trios, quartetos

e outras boas companhias é o lema da

edição 2008 dos Dias da Música em Belém

 

Ana Vitória

Um total de 70 concertos, em que se acolhem outras expressões musicais que não apenas a música erudita, marcam a segunda edição dos Dias da Música em Belém que decorrerá de 18 a 20 de Abril em seis salas do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Tendo como ponto de partida "o prazer de tocar em conjunto" e como fio condutor "a presença privilegiada de duos, trios, quartetos e outras boas companhias", esta segunda edição apresenta, nas palavras de António Mega Ferreira, presidente do conselho e administração do CCB, "uma proposta temática que trará a Lisboa um conjunto excepcional de músicos e formações de câmara, alguns deles com estreia absoluta em Portugal".

Os Dias da Música em Belém deste ano contam com um orçamento de 600 mil euros, mais 150 mil do que na edição do ano passado, um montante que a organização acredita ser suficiente para evitar a derrapagem que a primeira edição, que havia sido orçada em 450 mil euros, acabou por sofrer.

"Com esta nova verba estamos convictos de que não haverá derrapagens", adiantou António Mega Ferreira, que acrescentou que o montante foi estipulado de modo a resolver "despesas imprevistas". Este ano é também o último em que a Câmara Municipal de Lisboa aparece formalmente associada como parceiro institucional. "O contrato celebrado é de 100 mil euros distribuídos por três anos e esse compromisso expira precisamente a 21 de Abril".

O mesmo responsável revelou ainda algumas alterações no conceito desta edição dos Dias da Música com a realização de mais concertos "pela noite dentro" e um novo conceito de concertos para as famílias que passarão a realizar-se nas várias salas.

Este ano, o director do Festival, Miguel Borges Coelho, contou ainda com o apoio da musicóloga Daniel Martin, que explicou que a sua opção foi a de "alargar a diversidade de oferta reunindo músicos de universos diferentes.

Nomes como os violinistas Augustin Dumay, Dmitri Makhtin, Denis Goldfeld e Patrícia Kopatchinskaja, os pianistas Eldar Nebolsin, os violoncelistas Marc Coppey, Marie Hallynck, e os cantores Sunhae Im, João Fernandes e Anna Samuil, ombreiam com formações de câmara, como os quartetos Prazak, New Helsinki Quartet, Tokyo String Quartet, o Leipziger Streichquartett ou a formação de violoncelos Octeto Ibérico. Dos 34.000 bilhetes à venda já foram vendidos 800 aos detentores do cartão CCB.

A partir das 13 horas de hoje já é possível comprar bilhetes nos locais habituais e on-line. O Centro de Pedagogia e animação (CPA) concebeu uma programação paralela "Quartos de Música" para o público até aos 12 anos.

 

in: JN, 28Fev08

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D