Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LA MI RÉ

No silêncio do som... as notas que ficam...

No silêncio do som... as notas que ficam...

LA MI RÉ

01
Mar08

Guinness: Músico de Santarém que bater recorde do mais longo concerto do mundo

lamire

Lisboa, 27 Fev (Lusa) - O músico David Antunes, de Santarém, quer entrar no livro de recordes do Guinness com o maior concerto do mundo, uma aventura que começa sábado no Cartaxo e se prolongará até ao dia 10 de Março.

Para ultrapassar o actual recorde, de 184 horas ininterruptas de música, David Antunes convida os músicos portugueses a participarem naquele que promete ser o mais longo concerto do mundo, cujo palco será o bar Bellissimo Caffe, no Cartaxo.

"Queremos bater o recorde das 184 horas, por isso propomos 10 dias de música sem parar [240 horas] para que o recorde não saia de Portugal", disse David Antunes à agência Lusa.

Para já estão confirmados cerca de 80 músicos, que irão passar por aquele espaço no Cartaxo, mas David Antunes quer chegar aos 200 participantes "para tudo correr bem".

"A ideia é convidar os músicos a passarem por lá e a tocarem a qualquer hora, de dia ou de noite", disse o músico, de 28 anos.

Esta "ideia maluca", como lhe chama, surgiu-lhe como forma de chamar atenção para a música e para a dificuldade de um artista português se afirmar no mercado português.

"Sempre pensei em fazer carreira na música, mas percebi que não fácil", reconheceu David Antunes, que tem formação em piano, fruto dos 14 anos que viveu em Londres.

A partir de sábado, 01 de Março, David Antunes estará no bar do Cartaxo a tocar em média quatro a cinco horas diárias para ajudar a bater o recorde.

Segundo as regras da organização do Guinness, que regista os mais insólitos recordes do mundo, só pode haver pausas de três segundos, o que obriga a que esteja sempre alguém a tocar ou a cantar.

No bar do Cartaxo existe um palco onde estarão colocados microfones para quatro instrumentos (piano, bateria, viola baixo e guitarra eléctrica) e para várias vozes.

"Além das pessoas que estiverem no palco, quem estiver nas mesas a assistir também pode participar", sublinhou David Antunes, que espera ouvir nestas 240 horas todos os género musicais.

Há vários artistas conhecidos já confirmados para este recorde, mas David Antunes não revela nomes para não estragar surpresas.

Como seria dispendioso ter um representante do Guinness no Cartaxo durante dez dias, David Antunes vai gravar as 240 horas de concertos em computador, depois enviará o ficheiro e aguardará a decisão dos responsáveis que certificam os recordes.

Nesta aventura no Guinness, David Antunes conta já com a experiência do irmão, Valter Antunes, que em 2006 bateu o recorde ao tocar viola-baixo durante 43 horas.

No entanto o irmão teve que esperar dois meses por uma decisão do Guinness.

SS.

Lusa/fim

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Os meus links

ANÚNCIOS MUSICAIS

ARTESÃOS

ARTISTAS

Bilhetes espectáculos

COROS

Cultura

Festivais de Música

Grupos de Câmara

Maestros

Música

Outros

ORQUESTRAS

TUNAS

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2006
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D